O Observatório de Aves da Mantiqueira atua através da pesquisa e divulgação científica.

Nossos projetos de pesquisa são focados na área de ornitologia e ecologia, e são baseados tanto nos dados coletados durante o monitoramento de longo prazo, como em dados externos, como de parcerias e disponibilizados por plataformas de ciência cidadá, como e-bird e wikiaves.

Monitoramento padronizado de longo-prazo

O monitoramento padronizado de longo-prazo é um acompanhamento da avifauna ao longo do tempo e possível do espaço também (quando conseguimos monitorar diversas áreas). Fazemos esse acompanhamento para entendermos mais sobre a dinâmica da comunidade e populações de aves e também para podermos identificar possíveis desequilíbrios, declínios e grandes mudanças.

O monitoramento do OAMa é feito com informações de captura-marcação-recaptura através da técnica de anilhamento. Essa técnifca é essencial para estudos em que a identificação e contabilização de indivíduos é necessária, como nos estudos de demografia e dinâmica populacional mais específicos.

Projetos de pesquisa

Os projetos de pesquisa são estudos em que buscamos responder perguntas específicas e atingir objetivos mais pontuais. Esses projetos, diferente do monitoramento de longo prazo, são propostos com um planejamento de início, meio e fim.

Para realizar estes estudos usamos dados coletados durante nosso monitoramento bem como dados externos. Os dados externos podem ser oriundos de levantamentos secundários, análise de espécimes de museu ou dados de ciência cidadã.  Conheça nossos projetos em desenvolvimento aqui.

Divulgação científica

O diálogo e comunicação com a sociedade é indispensável para o OAMa. Afinal, criar pontes entre ciência e sociedade é o pilar sobre o qual construímos nossa organização.

Ferramentas fundamentais para iniciar esse diálogo são as redes sociais. Alimentamos nossa página no instagram e no facebook com informações sobre o monitoramento, sobre a biologia e ecologias das aves da Mata Atlântica, sobre a função da ciência e como ela funciona, e também aproveitamos o espaço para compartilhar conhecimento gerado ou publicado por outras pessoas e organizações.

No contato para além do mundo tela, procuramos participar do máximo de eventos e atividades com espaço para comunicação com a sociedade. Um exemplo de evento que fazemos questão de estar presente é o Avistar, onde observadores e amantes da natureza se reunem para trocar histórias, imagens e informações entre sí e com pesquisadores também. Participamos das edições de 2018 e 2019.

Participamos também de aulas, rodas de conversas e atividades onde somos convidados. Se você têm o interesse de convidar o OAMa para fazer atividades de comunicação sobre aves, ciência e conservação ambiental, começa uma conversa com a gente por aqui. Nossa agenda está sempre bem apertada, mas é que nem coração de mãe; a gente sempre faz o máximo pra agregar mais um.

 

Dia de Campo: Descobrindo as Aves

Esse é nosso projeto central dentro da divulgação científica.
 

Dia de campo: descobrindo as aves é um projeto de criação e execução de um currículo interativo sobre ornitologia, o estudo das aves. O currículo interativo é uma ferramenta para organizar temas sobre os quais queremos dialogar com um público específico de forma participativa e não apenas expositiva. Aqui buscamos criar formas de dialogar sobre o estudo das aves, sobre pesquisa científica, biodiversidade e conservação em que haja participAção.

Para isso, elaboramos uma atividade de visitação de crianças (e seus acompanhantes) à uma manhã de anilhamento de aves em campo, que é uma técnica de coleta de dados nos estudos das aves. Para enriquecer a atividade criamos painéis ilustrativos que convidam os visitantes a tocar em penas, ninhos, usar e conhecer ferramentas de pesquisa, assistir a dança das aves e a construir seu próprio ninho. Criamos também um livreto de informações, curiosidades de atividades que cada visitante pode levar para casa.

A primeira edição do Dia de Campo aconteceu na Serrinha do Alambari, Resende, RJ, entre os dia 27 e 29 de setembro de 2019. Teve participação de mais de 60 visitantes, em sua grande maioria crianças e adolescentes entre 06 e 14 anos. Contamos com a participação da maravilhosa Escola Municipal Moacir Coelho Neto, da Serrinha.

O projeto Dia de Campo foi elaborado com apoio do Instituto Serrapilheira e em parceria com Silo – Arte e Latitude Rural.

Cursos e oficinas

Como uma organização que se propõe a atuar tanto no âmbito da educação como na pesquisa, o OAMa tem o objetivo de realizar e apoiar cursos voltados para o público acadêmico bem como cursos que promovam a aproximação da sociedade com a ciência e conservação.

No momento, todos nossos cursos e oficinas estão suspensos devido aos cuidados necessários para mitigar a taxa de contaminação do Corona vírus.  Saiba mais sobre nossos cursos aqui.

Passarinhadas

Global Big Day

O Global Big Day é um dia em que observadores de aves do mundo todo se focam em observar e listar o máximo de aves possível. Faz parte do projeto de ciência cidadã promovido pelo E-bird, Cornell Lab of Ornithology.
 

 
O e-bird é um aplicativo de ciência cidadã, em que observadores de aves DO MUNDO INTEIRO adicionam listas com as aves observadas, quando e onde. Essas informações permitem que pesquisadores ornitólogos e estatiscistas, modelem a ocorrência, distribuição, abundância e movimentação das aves pelo mundo.
Duas vezes por ano o grupo desenvolvedor do e-bird promove uma “competição” internacional, com uma contagem espécifica do dia para todas as listas submetidas por cada país.
Em 2019 o Brasil ficou em quarto lugar no número de espécies registradas, com 1036 diferentes espécies detectadas em um único dia por observadores emt odo o país. Ficamos em 13 lugar em número de listas, com 889 listas. O lider do ranking, os EUA, tiveram mais de 51 MIL listas submetidas em um único dia!
Como parte da participação do OAMa no Global Big Day organizamos um final de semana completo de passarinhada guiada e hospedagem na nossa Estação de Pesquisa.
Esse ano convidamos um guia altamente recomendado para liderar as observações. O biólogo, ornitólogo e observador de aves Kassius Santos irá liderar as passarinhadas que acontecerão na área da RPPN da Fazenda Boa Vista, Bocaina de Minas, MG, e suas redondezas. 

Devido ao Covid-19 essa atividade que estava marcada para 8-10 de maio teve de ser adiada. O Global Big Day acontece duas vezes no ano, em maio e em outubro. Esperamos que em outubro possamos retomar essa atividade e contar com a participação de vocês!