Uma das formas de cumprirmos nossa missão de promover a pesquisa ornitológica de qualidade e de fortalecer a ponte entre ciência, sociedade e conservação é a realização de cursos e oficinas com participação da sociedade.

Duas categorias de cursos são oferecidas:

1) Cursos voltados para o público acadêmico. Elaborados e ministrados pela equipe de ornitólogos e ecólogos do OAMa, estes cursos têm por objetivo oferecer treinamento e ferramentas para estudos na área de ornitologia e ecologia. Atualmente, disponibilizamos dois programas nesta categoria: o Curso básico de anilhamento e o Curso de análise de mudas e classificação de idades em aves. Mais dois cursos estão em fase de elaboração e em breve farão parte desta lista: Introdução ao software livre R e Manejo de dados no software livre R. Nossa meta é realizar edições anuais de cada um destes cursos.

Próxima edição: aguardando as recomendações de segurança em relação ao Covid-19.

 

Voltado para estudantes, pesquisadores e iniciantes na técnica de anilhamento de aves para pesquisa e monitoramento. Não é necessário ter experiência prévia, e pessoas que já praticam ou praticaram anilhamento e que buscam se atualizar e/ou trocar conhecimentos também se beneficiarão deste curso. Aqui, o foco é o anilhamento seguro e a coleta de dados de qualidade. Nosso objetivo é que todo participante, ao concluir o curso, tenha noções básicas de quando é apropriado usar a técnica de anilhamento e de como fazer isso de forma segura tanto para os anilhadores quanto para as aves. Técnicas de manipulação da ave, extração da rede de neblina e coleta de dados serão trabalhadas.

Tópicos contemplados pelo curso:

  • Justificativas e razões para o anilhamento de aves
  • Ética envolvida no anilhamento de aves
  • Segurança e bem-estar das aves (identificação e tratamento de injúrias e estresse)
  • Diferentes formas de “pegada” durante o processamento da ave
  • Coleta de dados (medidas e processamento da ave)
  • Aplicação, ajuste e remoção de anilha
  • Qualidade e checagem de dados
  • Recomedações e restrições de registro fotográfico durante o anilhamento

Próxima edição: Em breve uma edição online estará disponível. Anunciaremos a data em nossas redes sociais.

O objetivo aqui é compartilhar conhecimento sobre estratégias e padrões de muda de penas nas aves, promover a padronização no uso de terminologias e nomenclaturas para mudas e plumagens em aves, além de facilitar a prática de classificação de idade de aves com a análise de mudas e plumagem. Este curso é voltado para ornitólogos, desde estudantes de graduação até pesquisadores e professores, que tenham interesse no estudo de muda das aves e em suas aplicações na classificação de idade. Abordaremos desde introdução sobre penas e mudas até a aplicação do método WRP na prática. Apesar de incluir uma prática de análise de penas, muda e plumagem durante as manhãs de anilhamento, este curso não inclui treinamento em técnicas do anilhamento. Por razões de segurança, todas as etapas de anilhamento das aves serão realizadas exclusivamente pela equipe do OAMa.

Com o objetivo de auxiliar iniciantes a se familiarizar com o software livre R, estamos elaborando um curso introdutorio sobre o tema. Neste curso procuraremos ser muito inclusivos, começando do como instalar e abrir o program e caminhando para como manejar seus arquivos de trabalho, escrever scripts básicos, usar e criar funções, buscar auxílio, instalar e buscar pacotes entre outras atividades básicas para iniciantes.

Ainda não temos data prevista para lançarmos este curso.

Esta será uma versão mais avançada do curso anterior. Neste curso esperamos que os participantes já tenham alguma familiaridade com o programa R e focaremos na organização, transformação e visualização de dados usando as ferramentas do R, em especial na coleção de pacotes “Tidyverse“. Esse curso está sendo elaborado com base no livro “R for Data Science” de Hadley Wickham e Gallet Grolemund.

2) Cursos e oficinas voltados para o público geral. Podem abordar temas mais técnicos ou lúdicos. Ministrados por convidados do OAMa, o objetivo é reunir diversos grupos e aproximar as pessoas da natureza, além de oferecer uma experiência construtiva nessa ponte entre seres humanos e biodiversidade.

Próxima edição: aguardando as recomendações de segurança em relação ao Covid-19.

O objetivo deste curso é que o aluno domine os conceitos básicos da fotografia, usando qualquer tipo de equipamento, a partir de conhecimentos teóricos e práticos. Na parte teórica serão trabalhados os três pilares da fotografia: iluminação (o modo prioridade de abertura que facilita na agilidade da configuração), EV e comportamentos. Na parte prática iremos a campo e comedouro para treinar o que foi aprendido, fazendo assim fotos de alta qualidade em cenários esteticamente elaborados.

Os alunos poderão tirar suas dúvidas particulares e aprender mais sobre sua câmera individualmente.

O curso será ministrado por Jorge Lucas Moreira e Karoline Zamluti, sócios da Birds Atlantic.

Jorge e Karoline são estudantes de Licenciatura em Turismo e fotógrafos formados pela Cruz Vermelha Brasileira de Resende (RJ). São especialistas em fotografias de aves em movimento. Por meio da Birds Atlantic atuam no aviturismo desde 2018, com guiamentos para observação e fotografia de aves, oficinas e cursos de fotografia de aves, edição de imagens e fotografia do movimento das aves, na Mata Atlântica da região sul fluminense.

Membros atuantes do COA Sul-Fluminense, organizam exposições fotográficas em escolas da região a fim de promover a educação ambiental na sociedade. É possível conhecer mais sobre a Birds Atlantic aqui e aqui.

Próxima edição: aguardando as recomendações de segurança em relação ao Covid-19.

Uma proposta de contato íntimo com a natureza de cada um, com a intimidade da sua própria história e identidade, com a presença da Mata Atlântica ao nosso redor. O ritmo da oficina é composto por práticas/exercícios com técnicas de guache e atividades ligadas à poesia. Este ritmo se encaminha com a produção autoral de um autorretrato poético, que, para além da imagem da pessoa, tem na sua composição elementos que ajudarão a contar parte da história de cada participante. A oficina já foi realizada em São Paulo, Goiânia, Brasília, Fortaleza, Natal, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

A oficina será comandada por Anna Charlie e Daniel Ianae.

A ilustradora e designer Anna Charlie (@anna.charlie) é formada (2009) em desenho industrial pela Universidade Mackenzie (São Paulo) e, desde 2014, desenvolve trabalho independente com ilustração. A principal linha do seu trabalho envolve séries de pinturas, ilustrações e livros ilustrados (De onde nascem as flores e Irreversível).

Daniel Ianae (@poesia.azul.amarelo) é poeta, escritor e atua em projetos ligados à educação pública. Em 2014, Daniel foi corresponsável pela criação da “Virada Educação”, projeto que acontece em São Paulo e em outras cidades do país. No campo da literatura, escreve poemas e contos que já foram lançados em livros como Mistérios da educação e De onde nascem as flores.

Os cursos também representam uma forma de levantarmos recursos para o OAMa. Somos uma organização sem fins lucrativos, mas para existirmos temos de manter uma série de compromissos financeiros em dia. Os cursos oferecidos pelo OAMa são, em geral, pagos, e o que sobra dos custos de cada curso é 100% direcionado para a manutenção da organização e realização do nosso monitoramento da avifauna.

Participamos também como colaboradores em cursos externos, como é o caso do “Bird Banding and Molt Analysis Workshop – BBMA”, um curso de anilhamento e análise de muda de abrangência internacional. O BBMA é liderado pelo Dr. Gonçalo Ferraz (UFRGS) e conta com a parceria e colaboração de diversos outros pesquisadores, anilhadores e instituições. A próxima edição do BBMA fará parte da programação do Congresso Brasileiro de Ornitologia, que estava previsto para julho/agosto de 2020, mas foi adiado para julho/agosto de 2021 em virtude da pandemia de Covid-19.

 
Para saber mais sobre o BBMA e como se inscrever, visite aqui.
 

Tem interesse em participar de algum dos nossos cursos, receber notícias das próximas edições ou tem recomendações de novos temas de cursos? Escreve pra gente em contato@oama.eco.br