O OAMa é baseado no trabalho coletivo, multidisciplinar e voluntariado. A organização é dirigida por uma equipe de diretores e associados. Fazem parte do OAMa também um grupo de profissionais de diversas áreas que colaboram com suas especialidades, sem os quais a execução de nossos planos e atividades seria impossível. Contamos ainda com um conselho fiscal, para nos ajudar a ficar na linha; e com conselheiros nas áreas de administração e pesquisa científica para ajudarem a gente na escolha da trilha certa quando existem diversos caminhos possíveis e na conexão com outras organizações e instituições de pesquisa, nacionais e internacionais.

O OAMa é uma organização independente e sem fins lucrativos fortemente baseada no voluntariado.

Diretoria

A diretoria, eleita pelos associados do OAMa, é a equipe que faz o trabalho diário, a força motriz da organização. Essa equipe formada por três ornitólogos é responsável pelo planejamento geral, elaboração e execução de propostas, atividades e toda a logística do Observatório.

Luiza Figueira é bióloga com mestrado em Ecologia no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Luiza trabalha com anilhamento de aves desde 2014, tendo colaborado com diversos projetos, como o Projeto de Dinâmicas Biológicas de Fragmentos Florestais (PDBFF) na Amazônia brasileira, o Observatório de Aves da Costa Rica (CRBO) e o Observatório de Aves de Klamath (KBO), no Oregon, Estados Unidos. Luiza é certificada como treinadora de anilhamento de aves pelo Conselho Norte-Americano de Anilhamento (NABC) e foi instrutora em diversos cursos de anilhamento no Brasil e nos Estados Unidos, participando do treinamento de diversos anilhadores. Seu maior interesse de pesquisa é centrado em restauração ecológica e mitigação de efeitos antrópicos para conservação de ecossistemas. email: lfigueira@oama.eco.br

Pedro Martins é ecólogo com interesse em estatística e dinâmica de populações de aves. Assim que se tornou mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em 2016, Pedro se juntou ao programa de monitoramento de aves de longo prazo através do anilhamento do Observatório de Aves de Klamath (KBO), no qual foi certificado treinador pelo Conselho Norte-Americano de Anilhamento (NABC). Durante sua estadia nos Estados Unidos, Pedro trabalhou no manejo e análise de dados de monitoramento de longo prazo para o KBO e para o Laboratório de Ciências Redwood (RSL) do Serviço Florestal, na Califórnia. email: pmartins@oama.eco.br

Raquel Justo é bióloga com mestrado e ênfase em Biologia Animal, especificamente na área de Ornitologia, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Trabalhando com aves desde 2007, desenvolveu o projeto de dissertação em Biogeografia e Distribuição das Aves da Costa Verde Brasileira. Possui ampla experiência em elaboração, execução e coordenação de estudos de impactos ambientais. Por quatro anos esteve na coordenação de resgates de fauna para a empresa Petrobrás, e já coordenou inúmeros trabalhos de monitoramento de fauna nos diferentes biomas brasileiros: Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia. email: rjusto@oama.eco.br

Associados

São aqueles que participam das decisões e encaminhamentos internos do OAMa, seguindo um regimento e participando das assembléias onde as diretrizes da organização são delineadas anualmente.

Da esquerda para a direita na foto acima, os associados fundadores do OAMa são: Joaquim Mendonça (eng. florestal), Raquel Justo (bióloga), Julia Rodrigues (fotógrafa), Luiza Figueira (ecóloga), Nívea Leite (artesã), Pedro Martins (ecólogo), Lino Matheus (ambientalista), Renata Miwa (designer), Felipe Cotrim (jornalista).

Colaboradores

Profissionais que colaboram voluntariamente com o OAMa oferecendo suas especialidades, elaborando projetos e atividades em conjunto e promovendo nossa missão e objetivos como organização.

Conselho consultivo

Seleto grupo de profissionais com experiências em áreas e tópicos de interesse do OAMa que oferecem mentoria e aconselhamento à diretoria e associados quando solicitados.

André Luiz Gonçalves. Agrônomo com doutorado em Recursos Naturais. Professor de agroecologia no Instituto Federal Catarinense – IFC, campus Santa Rosa do Sul, e cordenador técnico da ONG Centro Ecológico, Rio Grande do Sul.

Pablo Elizondo. Economista e anilhador de aves, Chespi, como é mais conhecido, é diretor executivo do Observatório de Aves da Costa Rica.

CJ Ralph. Pesquisador Emerito no Serviço Florestal dos Estados Unidos em Arcata, Califórnia (USDA Forest Service’s Redwood Sciences Laboratory), CJ tem grande atuação na criação e desenvolvimento de programas de monitoramento de longo prazo e com o anilhamento de aves, nos EUA, Nova Zelandia e Costa Rica.

Conselho científico

Pesquisadores com experiência em áreas e tópicos de atuação do OAMa que oferecem mentoria e aconselhamento à diretoria e associados quando solicitados, em especial no planejamento e priorização dos projetos de pesquisa do OAMa.

Gonçalo Ferraz. Biólogo com doutorado em Ecologia e Evolução, Gonçalo é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente sua pesquisa é centrada em demografia de populações, com ênfase no estudo das respostas das populações animais à modificações da paisagem.

Jared Wolfe. Biólogo com doutorado em Biologia Silvestre (Wildlife Biology), e atualmente pesquisador-professor assistente na Michigan Technological University (Michigan, EUA). Seus temas de pesquisa permeiam investigar as relações entre aves e mudanças ambientais, muda das aves e espécies ameaçadas.

Helio Ricardo da Silva. Biólogo com doutorado em Sistemática e Evolução, Hélio é docente na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Sua linha de pesquisa é voltada para evolução e sistemática de anfíbios e répteis e mais amplamente estuda questões de biogeografia e conservação.

Conselho Fiscal

Pessoas eleitas pelos associados da organização para a função de ajudar a gente a ficar na linha na parte administrativa e financeira. É papel dos conselheiros-fiscais revisarem as relações financeiras e as ações administrativas do OAMa para que possamos identificar qualquer irregularidade e para evitarmos grandes erros de percurso.

Parceiros

Organizações, iniciativas, empresas ou coletivo com as quais fazemos parcerias de inúmeras formas.