O Observatório de Aves da Mantiqueira convidou visitantes a conhecer nosso laboratório de pesquisa a céu aberto!

A atividade “Dia de campo: descobrindo as aves” faz parte do projeto de divulgação científica do Observatório de Aves da Mantiqueira realizado em parceria com a Silo – Arte e latitude rural e viabilizado com apoio do Instituto Serrapilheira. Esta atividade tem como objetivo centrar promover um momento de interação direta e conexão entre ciência e sociedade, usando o estudo das aves em campo como ferramenta para falar da ciência para todo tipo de público.

A primeira edição de “Dia de campo: descobrindo as aves” aconteceu entre os dia 27 e 29 de Setembro de 2019 na Serrinha do Alambari, RJ.

O que rolou na atividade?

Durante um “Dia de campo” os anilhadores do OAMa realizam o monitoramento com anilhamento das aves em uma de nossas áreas de estudo. O diferencial deste dia é que estamos preparados para receber visitantes que queiram conhecer este processo e um pouco mais. Além da mesa de anilhamento em atividade, montamos uma série de paineis ilustrativos e temáticos e mesas de atividades com foco nas crianças visitantes.

No anilhamento capturamos as aves com redes de neblina, colocamos um anel de alumnio na patinha da ave para identificação futura, fazemos algumas medidas e anotações sobre aquele indivíduo e em seguida liberamos a ave para voltar à sua rotina e seu ambiente. O visitante é convidado a observar todo esse processo para conhecer um pouco mais sobre como e por que fazemos isso. Durante todo o anilhamento, uma pessoa da equipe do OAMa fica 100% dedicada à comunicação com os visitantes, de forma que nossos convidados possam fazer perguntas a vontade, sem atrapalhar o processo de estudo das aves.

Além do anilhamento, andamos pelos painéis ilustrativos conversando um pouco sobre a diversidade de aves, as ameaças e classificação de estado de conservação das espécies, reprodução das aves e penas. Um sucesso sem dúvida é o painel de comparação do tamanho das asas de grandes aves do Brasil. Junto dos painéis em que falamos sobre anilhamento, reprodução e penas, colocamos materiais para se “ver com as mãos” e propomos atividades, como construir um ninho como as aves, com os materiais que encontramos no ambiente.

Para levar pra casa além de boas memórias e novas idéias, distribuímos um livreto sobre o estudo e conservação das aves que preparamos com todo o amor e dedicação.