Por que um Festival de Aves e Natureza em Resende?
Affonso Souza
10/18/2024
Passarinhada conduzida pelo OAMa na Fazenda do Mel, Resende-RJ. Autoria: Luana Bianquini.
Senhoras e senhores, boa noite!
Para começar, nesse momento, os convido a pensar sobre o seu lugar afetivo, o lugar que lá nos labirintos da memória mora o despertar do seu contato com a natureza. Pensem sobre isso, relembrem…Perguntem-se onde a natureza se criou dentro de você? Imagino que existam tantos lugares diferentes nessa noite entre vocês: tantos jardins, quintais, parques, roças… lugares distantes no tempo e no espaço, lugares que estão nascendo e se criando.
A observação de aves e natureza é uma forma de revisitar esses lugares e descobrir novos, recriar sentimentos de afeto, paz e se reconectar com a vida no seu ato mais puro: a percepção dela acontecendo. As aves livres cantam, voam, procuram frutos, polinizam flores, dispersam sementes, reciclam a matéria orgânica, reproduzem-se, constroem ninhos, cuidam dos seus filhotes, defendem territórios, abrigam-se das chuvas e vento, E CONECTAM PESSOAS. As aves livres vivem e ENSINAM A VIVER! Cabe a nós, observadores, aprender a partir do olhar atento, demorado e curioso a respeitar a singularidade de todos esses atos de vida.
Nesse cenário de tristes e rápidas mudanças ambientais que estamos experienciando, com alagamentos, queimadas e acelerado desenvolvimento urbano, também nos cabe o olhar crítico. Observadores experientes, guias profissionais, educadores e cientistas têm a oportunidade de educar novos observadores em boas práticas para a conservação das aves. Aqui estou falando sobre a necessidade de se criar uma comunidade que questione atos, mude hábitos e viva um cotidiano onde a conservação das aves esteja em pauta!
Por isso é importante praticar a observação de aves com respeito às aves e ao habitat onde ela vive, seguindo os preceitos do código de ética, sem abusar de práticas que geram estresses ao animal ao custo de fotos “perfeitas” ou troféus, que só existem nas telas virtuais do ego. Ver, ouvir e perceber as aves com carinho e cuidado! Reconhecer a importância da ciência como meio de obtenção de novos conhecimentos e das áreas protegidas como locais que resguardam nossa valorosa biodiversidade.
Vamos celebrar a observação de aves e natureza que perpetue aos que aqui estão e aos que estão por vir, para que todos possam experimentar a beleza de criar e revisitar seus lugares de afeto na memória.
Meu nome é Affonso Henrique de Souza, sou biólogo e diretor de projetos do Observatório de Aves da Mantiqueira (OAMa). E esta noite tenho o prazer de lhes dar as boas vindas ao 2o festival de aves e natureza de Resende, em nome de todas as instituições realizadoras deste evento.
Resende é um município com imensa beleza natural e uma rica biodiversidade, incluindo centenas de espécies de aves, muitas das quais endêmicas da Mata Atlântica de terras altas. A diversidade de ambientes incluindo desde lagoas, rios, florestas montanas e altomontanas e até mesmo as áreas rurais, com estradas de acesso e infraestrutura de recepção turística, destacam o potencial da cidade para o desenvolvimento do birdwatching para o público nacional e internacional. Resende também dispõe de cursos de formação de guias e condutores de turismo, fundamentais para a formação de uma mão de obra local especializada que pode contribuir para uma recepção de excelência. O fomento à atração de observadores de aves pode impulsionar uma economia associada à prática que agrega diferentes serviços e produtos que destaquem a valorização cultural da sociobiodiversidade. A relação da cultura local com a natureza pode e deve promover o contato e a observação da natureza seguindo princípios éticos e científicos.
Agradeço a atenção de todos nesta noite! Desejo um ótimo evento para todos com muita ave, flor, borboleta, fungos, céu azul e alegria!
O 2o Festival de Aves e Natureza de Resende é uma realização conjunto de diversas instituições, como a secretaria municipal de Turismo, a Agência do Meio Ambiente do Município de Resende, o Instituto Federal do Rio de Janeiro, o Parque Nacional de Itatiaia, o Parque Estadual da Pedra Selada, do Refúgio da vida silvestre estadual da Lagoa da Turfeira, da AEDB - Faculdades Dom Bosco e UniDomBosco, da Associação de Hotéis de Resende, o Clube de observadores de aves sul-fluminense, do Clube de observadores de aves das Agulhas Negras, o sítio Cachoeira birdwatching, a BirdsRio - birdwatching,a BirdsAtlantic - birdwatching, e do OAMa - Observatório de Aves da Mantiqueira, com apoio da empresa Águas das Agulhas Negras. Sejam bem vindos!